Let’s void setup(){;} void draw(){;} Processing Workshop – *** Fotos do workshop aqui.
Um workshop gráfico introdutório em Processing por André Sier destinado a designers, iniciantes de programação, artistas, e mesmo pessoas sem prévios conhecimentos de código que desejem introduzir processos dinâmicos visuais na criação dos seus trabalhos.
O workshop cruza duas linhas ao longo das sessões. Uma linha de formação e experimentação nos conceitos elementares práticos de processos gráficos; uma linha prática de exercícios e reverberação dos conceitos com destino à criação de um exercício final. Os participantes serão assistidos individualmente, encorajados a escrever código, guiados na criação de um exemplo final a apresentar e explorar futuramente.
let’s void setup(){;} void draw(){;} São as duas funções base do Processing. Aqui inicializamos e desenhamos todos os programas. Uma oficina experimental gráfica onde percorremos 3 tópicos guias. Usar entradas dinâmicas em som, imagem, computação física e com elas produzir máquinas de desenhar, imagens em resolução para impressão, sistemas-dinâmicos controláveis pelo utilizador, um exercício final.
Conteúdos
1ª semana, introdução aos tópicos
2ª semana, aprofundamento, exercícios e projecto
Dia 1 – 29 set 2011 – 3h
O computador como máquina criativa. entradas de som, entradas de imagem. saídas. dispositivos (rato, teclado, microfones, câmaras, redes). noções elementares de código (código-fonte, compilador, programas). descarregar e instalar o processing. introdução ao ide. variáveis, ciclos, decisões, funções. introdução à referência do processing. como e onde procurar quando encalhados. primeiros programas. primeiras máquinas de desenhar criadas ao vivo.
Dia 2 – 30 set 2011 – 3h
Motores gráficos do processing: noções de cores, opacidades, primitivas gráficas 2d e 3d. desenhar com som. análise de intensidades sonoras, espectros fft, beats. entender floats, matrizes de floats, uso e linkagem de dados dinâmicos. introdução de classes, programação por objectos. exemplos e exercícios a partir de som.
Dia 3 – 1 oct 2011 – 7h
manhã
computação física e processing. noções elementares de circuitos simples com o arduino. Ler sensores, comunicação série com o processing, criar máquinas de desenhar usando sensores. imagens e processing. sistemas de cores, aceder a pixeis, desenhar a partir dos dados rgb dos pixeis. gravar imagens.
tarde
vídeo em tempo real e processing. câmaras como input. análises de cores, brilhos, blobs, movimentos. flob e processing. exercícios de vídeo ao vivo. kinect e processing. Composições visuais com uso de video 2d ou 3d em tempo real. exercícios práticos e definições de ideias do exercício final.
Dia 4 – 6 oct 2011 – 3h
Introdução a sistemas de partículas. elaboração de programas com 2, 3 classes. comunicação e hierarquias entre classes de objectos. algumas noções trigonométricas. exercícios práticos com som, imagens e classes. uso de bitmaps como partículas. introdução à criação de imagens de elevada resolução para formatos de impressão.
Dia 5 – 7 oct 2011 – 3h
Elaboração das noções de programação em 3d. primitivas 3d, luzes, translações, rotações, escalas. graphic matrix stack. uso de texto. exercício aleatório individual, com acompanhamento e resolução.
Dia 6 – 8 oct 2011 – 5h
manhã
Análise de projectos avançados desenvolvidos em processing. revisões e resolução de problemas. acompanhamento de explorações individuais.
tarde
Apresentações individuais de projectos desenvolvidos ao longo da oficina. linhas de exploração futura e de optimização.
Sobre André Sier
André Sier trabalha como artista-programador em s373.net/x. Destaca as séries ‘struct’, ‘747’, ‘corrida espacial’, ‘k.’, ‘uunniivveerrssee’, trabalhos imersivos em espaços abstractos, muitas vezes usando dados site-specific de microfones e câmaras, ou sintetizando experiências com matemáticas generativas e caóticas. Desde 2000, já exibiu e performou código, instalações/objectos em várias galerias, festivais, espaços artísticos de portugal, espanha, usa, itália, alemanha, brasil, eslovénia, polónia.
http://s373.net
Datas e Duração
De 29 Setembro a 8 Outubro – 24 horas
29 Set. (5ª feira)–18.30 – 21.30
30 Set.(6ª feira) –18.30 – 21.30
1 Out. (Sábado)– 10.30 – 13.30 + 15.00- 19.00
6 Out. 5ª feira – 18.30 – 21.30
7 Out. (6ª feira) – 18.30 – 21.30
8 Out. (Sábado) – 10.30 – 13.30 + 15.00 – 17.00
Público/Destinatários
Designers, iniciantes de programação, artistas, e mesmo pessoas sem prévios conhecimentos de código que desejem introduzir processos dinâmicos visuais na criação dos seus trabalhos.
Equipamento
Os participantes devem trazer um computador pessoal com microfone e câmara.
Local
Ed. Interpress
Rua Luz Soriano, 67 (Bairro Alto)
1200-246 Lisboa
Preços e Inscrições
O workshop tem um custo de 190 Euros (24h – 7.9 E/h).
Para reservar o seu lugar envie um email com contactos para sofiaoliveira AT cada1.net
Nota: O workshop tem um número máximo de 16 participantes e um mínimo de 10. Caso o workshop não se realize o valor da inscrição será reembolsado na íntegra.
Apoios
Interpress, S.A.