ANIMAIS, residência artística novos media, 2ª ed. – totalmente financiada
Embora a visão ocidental moderna do mundo se baseie na sua divisão, natureza e cultura estão interligadas. A cultura é um processo complexo e dinâmico de interação e coevolução entre os seres humanos e outras espécies, bem como entre tecnologias e ambientes. Assim, como é evidente com as alterações climáticas, a tecnologia e a natureza estão historicamente interligadas e devem ser entendidas como parte do nicho ecológico em que o animal humano vive.
Esta residência parte da premissa de que pensar em termos de híbridos “natureza-cultura” e de emaranhados multiespécies cria um espaço para redesenhar as fronteiras de um mundo partilhado que, para o bem do planeta, requer urgentemente novos modos de perceção e ação.
Apesar de décadas de pensamento para recombinar cultura e natureza, esta residência reconhece que resistir a este binarismo pode ser mais difícil do que pensamos, que podemos não ter os recursos linguísticos e culturais para expressar a nossa compreensão de ambientes não humanos de formas mais inclusivas e holísticas.
A residência acontece num contexto rural – uma aldeia semiabandonada no Alentejo – para funcionar como um espaço e um meio para explorar as interações complexas e dinâmicas entre os seres humanos, as tecnologias e a natureza; um espaço para a emergência de novos começos, processos abertos e novas formas de produção.
A open call recebeu 83 candidaturas e os artistas a participar são:
Ema Ferreira
https://emaferreira.github.io
@emadferreira
Daniel Pereira
@pessoacoletiva
Mariana Reynaud
@manascca
Nico Espinoza
https://nicoespinoza.com
@nico_espinoza
Rita Castanheira
https://www.rita-castanheira.com
@rita___subtil
Sara e tralha
https://tralha1beijo.cargo.site
@tralha1beijo
Detalhes
ANIMAIS é uma residência artística auto-dirigida e de produção com atividades pontuais.
Tem a duração de 20 dias consecutivos.
30 de setembro – 20 outubro 2024 na Estação Cooperativa de Casa Branca (Escoural, Alentejo)
Os artistas dispõem de espaço de trabalho, condições de produção, acesso a oficinas e makerspace, apoio técnico; será programado um workshop e sessões tutoriais, e poderão ainda ser organizadas algumas atividades opcionais de exploração da região.
A residência destina-se a recém-licenciados, artistas emergentes, artistas re-emergentes individuais ou coletivos, residentes em Portugal, que trabalhem em novos media, incluindo som e audiovisual experimentais, ou que explorem modelos alternativos de produção criativa.
Seis artistas receberão uma bolsa de 500€, alimentação completa, viagens em transportes públicos, alojamento, orçamento de produção de 150€ e acesso a equipamento (espera-se que os artistas utilizem os seus computadores).
Apresentações/exposições
Não se esperam trabalhos finalizados, mas que os participantes sejam capazes de mostrar o seu pensamento, processos ou protótipos em duas apresentações/exposições a realizar no final da residência; uma na aldeia da Casa Branca e outra em Lisboa.
Candidatura e seleção
Portfolio em PDF, bio e CV.
Prazo de submissão: 6 de agosto, 2024
Será criada uma shortlist de artistas que deverá estar disponível para uma entrevista em pessoa ou online. A seleção será feita após as entrevistas.
Os resultados serão anunciados dia 16 de agosto, 2024
Ficha técnica
Uma iniciativa CADA
Direção Artística: Jared Hawkey, Sofia Oliveira (CADA)
Workshop, mentoria e tutoriais: Adriana Sá, Giovanbattista Tusa, Jared Hawkey, Sofia Oliveira, Olívia Bina
Parcerias: Estação Cooperativa de Casa Branca, Oficinas do Convento, Éter, produção Cultural
Financiamento: República Portuguesa – Cultura / Direção Geral das Artes