[English below]
Arduino Workshop
O Workshop – Constroi o Teu Arduino
Este workshop alia teoria e prática numa uma ambiciosa introdução à materialização de circuitos electrónicos, seus processos de concepção, impressão e finalização.
Através de diversos exercícios cada um dos participantes criará uma série de protótipos modulares dedicados a efectuar funções específicas, aptos a resistir a um uso regular de forma consistente e permitir uma fácil ligação à plataforma Arduino.
léxico: eagle, schematics, pcb board, etching, cloridrato férrico, rohs, transformadores, multímetro, solda, ferro de soldar
Conteúdos
Introdução: 6h
Breve introdução ao hardware e software: 1h
Leds: 1h
Breve introdução a diversos sensores: interruptores, knobs, luz, ultrasons, PIR, IR, temperatura, tilt: 4h
Burning Fingers: 16h
Introdução a circuitos electrónicos: 1h
Sensor board – introdução à soldagem: 3h
Constroi o teu Arduino: 3h
Eagle software: 1h
Constroi o teu h-bridge – introdução à pcb fabrication: 4h
Projecto: 4h
Total: 22h
Sobre André Gonçalves
André Gonçalves, designer de formação e programador por empatia, tem vindo a desenvolver, desde 1998, diversos projectos em diversas áreas artísticas, nomeadamente nas artes plásticas, música, vídeo, instalação e performance tendo apresentado o seu trabalho em vários locais e festivais como o Nam June Paik Art Center, Seoul; FILE, São Paulo; Experimental Intermedia Foundation, Diapason, New York; Lab Syntèse, Montreal; Collision Collective, Boston; Untitled Artspace, Oklahoma City; Arnolfini, Offload Festival, Bristol; Steim, Amsterdam; Atlantic Waves, London; Pixelache Festival, Helsinqui; Gallery 0047, Oslo; Ura! Gallery, Istanbul; Centro Zittelli, Venice; La Casa Encendida, Media Lab and Sonikas Festival, Madrid; L’Antic Teatre, Barcelona; IFI, Pontevedra; Museu Vostell Malpartida, Maquinarte Festival, Cáceres; Fundação Calouste Gulbenkian, Galeria Lisboa 20, Fábrica Features, Tráfico, Festival Temps D’Images, Luzboa, EME, Lisbon; Pushing the Medium, Nodar.
www.andregoncalves.info
Sobre a Computação Física
Computação Física envolve o design de objectos interactivos que comunicam com humanos e com o ambiente envolvente através do uso de sensores controlados por software.
No passado, utilizar a electrónica significava ter que envolver intensamente engenheiros, e o designer não tinha possibilidade de experimentar directamente com o meio. Em anos recentes, os microcomputadores (pequenos computadores em chips únicos) tornaram-se baratos e fáceis de usar, possibilitando a criação de melhores ferramentas.
O trabalho que tem sido feito com o Arduino é o de tentar aproximar ainda mais estas ferramentas do principiante, permitindo que as pessoas comecem a construir objectos após apenas 3 ou 4 dias de workshop.
Sobre o Arduino (www.arduino.cc)
Arduino é uma plataforma de computação física desenhada para artistas e designers que três meses após a sua criação foi adoptada como plataforma educativa em escolas como o Royal Collegue of Art em Londres, Interactive Telecommunicatios Program em Nova Iorque, IDI-Domus em Milão e K3 em Malmö.
Arduino pode ser utilizado para desenvolver objectos interactivos isolados ou pode ser conectado a software num computador.
O Projecto Arduino foi desenvolvido num enquadramento educacional e está desenhado para permitir uma experimentação acessível e rápida. É um ambiente multi-plataforma que corre em Windows, Macintosh e Linux e é baseado no IDE de programação Processing. É uma plataforma Open Source – hardware e software. O hardware é barato e assim muito acessível.
Datas e Duração
De 27 a 30 Outubro, 09 – 4 dias
Dia 27 – 11 -18h
Dia 28 – 11 – 18h
Dia 29 – 11 -18h
Dia 30 – 11h-16h
Público/Destinatários
Os participantes deverão ter conhecimentos de programação básicos. Familiarizados com Arduino: recomendado mas não requerido.
Equipamento
Os participantes deverão trazer os seus portáteis.
Os participantes necessitam de um kit de componentes com um custo de 50 Euros (IVA já incluído), que é fornecido pelo formador no início do workshop, passando depois a ser propriedade dos participantes.
O kit inclui uma série de componentes electrónicos indispensáveis para o trabalho a desenvolver durante o workshop.
Local
O workshop terá lugar em Lisboa no Lounging Space da Experimenta Design – Sala Multiusos – ao Príncipe Real.
Morada: Palácio Braamcamp, Pátio do Tijolo, 25, 1250-301, Lisboa
Preços e Inscrições
O workshop tem um custo de 165 Euros (22h – 7,5E/h) que não inclui o preço do Kit.
Workshop + Kit – 215 Euros
Para reservar o seu lugar envie um email com contactos para sofiaoliveira AT cada1.net
ENGLISH
The Workshop – Build Your Own Arduino
With an emphasis on the construction of electronics circuits, from conception to realization, this workshop will apply practical tools, techniques and theory in an ambitious introduction to the Arduino platform.
Through practical exercises participants will be introduced to methods of modular dedicated prototyping, designed for specific functions, which are easily compatible with Arduino, and robust enough to withstand constant use.
tags
eagle, schematics, pcb board, etching, rohs, transformers, multímetro, soldering
Contents:
Introduction: 6h
Brief introduction to hardware and software: 1h
Leds: 1h
Brief introduction to several sensors: switches, knobs, light, ultrasound, PIR, IR, temperature, tilt: 4h
Burning Fingers: 16h
Introduction to electronic circuits: 1h
Sensor board – introduction to soldering: 3h
Build your own Arduino: 3h
Eagle software: 1h
Build your own h-bridge – introduction to pcb fabrication: 4h
Project: 4h
Total: 22h
About André Gonçalves (PT)
Lisbon based sound and media artist.
In exhibition contexts have shown works in media festivals and galleries like: Nam June Paik Art Center, Seoul; File Festival, Sao Paulo; New York Digital Salon, New York; Untitled Art Space, Oklahoma City; Egan Research Center, Boston; Media Lab Madrid, Madrid; Ura Gallery, Istambul; Offload Festival, Bristol; Calouste Gulbenkian Foundation, Lisboa 20 Gallery, Um Festival, EME Festival, Lisbon
Performed in the festivals and venues like: Experimental Intermedia Foundation, Diapason, Monkeytown, Share, New York; IAO Gallery, Oklahoma City; Lab Synthèse, Montreal; Steim, Amsterdam; ICA, London; Arnolfini Arts Center, Bristol; Pixelache Festival, Helsinqui; 0047 Gallery, Oslo; Centre Zitelli, Venice; Vermelho Gallery, Sao Paulo; Studio Live, Istambul; L’Antic Teatre, Barcelona; La Casa Encendida, Madrid; Museu Vostell Malpartida, Caceres; IFI, Pontevedra; and pretty much everywhere in Lisbon, Oporto and throughout Portugal
In improvised contexts, among many others, played with: Achim Wollscheid, Antonio Della Marina, Barry Weisblat, Ben Owen, David Maranha, Eric La Casa, Gil Arno, Jez Riley French, John Klima, Keiko Uenishi, Kenneth Kirschner, Manuel Mota, Marc Behrens, Margarida Garcia, Michel Waisvisz, Noid, Paulo Raposo, Phill Niblock, Richard Garet, Sei Miguel, Tim Hecker, Toshio Kajiwara, Tom Bugs
Among others had residencies in Experimental Intermedia Foundation and Location One, New York; STEIM, Amsterdam; Interactivos07, Media Lab Madrid.
Workshops with Christina Kubisch, Michel Waisvisz, Lotta Melin, Jason Kahn, Zachary Lieberman, Karsten Schmidt and Marius Watz.
www.andregoncalves.info
About Physical Computing
Physical Computing involves the design of interactive objects that can communicate with humans using sensors and actuators controlled by a behavior implemented as software running inside a microcontroller. In the past using electronics meant having to deal with engineers all the time and this kept the designer from playing directly with the medium. Most of the tools were meant for engineers and required extensive knowledge. In recent years microcontrollers (small computers on a single chip) have become cheap and easier to use allowing the creations of better tools.
The work that has been done with Arduino is to try bringing these tools one step closer to the beginner allowing people to start building stuff after only 3 or 4 days of workshop.
About Arduino (www.arduino.cc)
Arduino is an open-source physical computing platform based on a simple i/o board and a development environment that implements the Processing language. Arduino can be used to develop stand-alone interactive objects or can be connected to software on your computer (e.g. Flash, Processing, Max/MSP).
The Arduino Project was developed out of an educational environment and is therefore great for newcomers to get things working quickly. It is a Multi Platform environment; it can run on Windows, Macintosh and Linux. It is Based on the Processing programming IDE. It is Open Source hardware and software. The hardware is cheap.
Dates
27 to 30 October, 09 – 4 days
27: 11 -18h
28: 11 – 18h
29: 11 -18h
30: 11h-16h
Target
Basic programming skills, familiarity with Arduino recommended but not required.
Equipment
Participants will have to bring their own laptops.
Participants need to buy a components’ kit with a cost of 50 Euros (VAT included). This will be given at the beginning of the workshop. he kit includes a set of electronic components necessary for the work to be done during the workshop.
Where
The workshop will take place in the Lounging Space of Experimenta Design near Príncipe Real.
Address: Palácio Braamcamp, Pátio do Tijolo, 25, 1250-301 Lisbon, Portugal
Price and Inscriptions
Workshop fee is 165 Euros (22h – 7,5E/h)
Workshop Kit – 50 Euros
Workshop + Kit – 215 Euros
Inscriptions
Please send email to sofiaoliveira [AT] cada1.net